top of page

Racionamento de agua não é só aqui. Dicas para economizar.

Atualizado: 14 de fev.



A escassez de água pode parecer um problema local, vinculado a mudanças climáticas temporárias. No entanto, a disponibilidade de água limpa para uso é um recurso finito. Não apenas você, mas também comunidades locais e o mundo todo enfrentam esse desafio. A solução requer ação conjunta: políticas públicas abrangentes, avanços tecnológicos no tratamento da água e um uso responsável por parte de organizações e da população. Somente assim podemos enfrentar esse problema que afeta bilhões de pessoas globalmente.


O real problema


A edição de 2018 do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas afirmou que cerca de 6 bilhões de pessoas sofrerão com o racionamento de agua potável até 2050. A demanda por água, comida e energia aumenta em compasso com o aumento da população, que se mantém em nível acelerado nos últimos anos.


“Qualquer um que acredite ser possível um aumento exponencial indefinidamente em um mundo de recursos finitos só pode ser louco ou economista”. (Kenneth Boulding)


A famosa frase do economista Kenneth Boulding nos lembra que vivemos em um mundo com recursos finitos e que a consequência para um aumento de população exponencial certamente levará a falta de recursos em determinado período, gerando oscilações nos preços e por consequência aumento de desigualdade.


A falta de água em escala mundial é algo já sentido atualmente, estima-se que em torno de 3,6 bilhões de pessoas ( 47% da população) vivem em áreas que sofrem escassez de água ao menos por 1 mês todo o ano [1]. A estimativa para o ano de 2050 é que em torno de 57% da população venha a sofrer os mesmos impactos. Esses dados podem ser sub-estimados visto a relação complexa para prever esses dados (a demanda real, a qualidade da água no futuro, fatores geopolíticos).


Atualmente o consumo de água global pode ser dividido em: agricultura (70%), indústria (20%) e doméstico (10%). Um aumento significativo no consumo de água em todos os setores, principalmente indústria e doméstico, serão esperados nas próximas duas decadas [2]. Essa projeção é fortemente ligada ao aumento da população e melhora no poder de compra da população em geral, gerando impactos em toda a cadeia.


A figura abaixo traz dados sobre a demanda do uso de água necessária por unidade de produtos que usamos frequentemente.



Os dados sobre consumo de água por produto podem ser encontrados em formas de tabelas [3]. As mesmas auxiliam trazendo consciencia sobre o problema visto ser algo que normalmente passa despercebido, ou seja, normalmente não temos noção de quantos litros de água são necessários para a produção de determinado produto. Esses dados porém não devem ser usados de forma fria para simplesmente banir o consumo de produtos, mas, devem servir para conscientizar cada indivíduo para o consumo racional, que traz impactos para toda a cadeia.


O que fazer para economizar agua:


Uso doméstico


No ambiente doméstico o uso da água se refere ao consumo para higiene, limpezas em geral, alimentação. A atitude de cada indivíduo com relação ao consumo de água é essencial para garantia de entrega de água limpa para toda a população. Lembre-se: para que água limpa chegue na sua casa, é necessário todo um sistema de tratamento e distribuição complexos, que possui suas limitações, assim lembre das dicas abaixo para redução do consumo.


Dicas para economizar agua:

  • Reduza o tempo de banho, um chuveiro aberto gasta em torno de 10 litros por minuto. (exemplo: um banho diário de 10 minutos ao final do ano equivale ao total de 36.500 litros de água!)

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes

  • Ao utilizar a máquina de lavar, estabeleça uma rotina para utilizar o tanque da melhor maneira, de preferência para acumular mais peças de roupas para rodar os ciclos

  • Feche a torneira ao ensaboar as louças

  • Evite utilizar a mangueira para regar plantas ou veículos, use regador ou baldes. Caso opte pela mangueira, dê preferência para as que possuem gatilho manual.

  • Para a limpeza de calçadas serve a mesma dica acima, dê preferência a baldes e vassouras.

  • Sempre que possível, reutilize água;

  • Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.

  • Em vasos sanitários com caixa acoplada, avalie se é possível utilizar a técnica da garrafa, como mostrado abaixo, isso irá reduzir o consumo para resíduos líquidos.


E atenção, fique atento aos avisos da empresa de abastecimento local, reduza o consumo ao essencial quando sua região passar por algum tipo de racionamento quando os reservatórios locais estiverem com água abaixo do limite ideal.


Sua responsabilidade enquanto consumidor


Mesmo sendo o consumo doméstico responsável por apenas 10% do consumo de água no planeta, não se pode desprezar a responsabilidade de cada indivíduo no consumo total visto a ligação direta entre consumo e gasto de água. Como visto, o aumento da população, bem como do consumo irá causar fortes pressões sobre a demanda por água no planeta. A responsabilidade do indivíduo inicia com cuidados com o uso da água dentro de casa, refletindo também na indústria e na agricultura.


Enquanto consumidor, você também tem influência direta sobre o consumo de água na indústria e na agricultura. Como visto, a agricultura é o setor que mais demanda água, assim, é responsabilidade de cada cidadão o consumo consciente, sempre buscando evitar desperdícios pensando em toda a cadeia:


  • Reduzindo o desperdício de alimentos (2.497 litros de água para 1 Kg de arroz)

  • Reduzindo o consumo de roupas (2.700 a 4.300 litros de água para uma camiseta de algodão). Realize o descarte correto, dê preferência para doações e reuso

  • Reduzindo o consumo de forma geral. O consumo consciente traz impactos positivos para toda a cadeia

  • Dê preferência para marcas que se preocupam com o meio ambiente, que possuem preocupação com o consumo de água por produto produzido e com reciclagem


Uso na indústria


Dentro do processo produtivo, o uso de água é necessário para a fabricação de qualquer coisa, processos como lavagem, diluição, resfriamento, transporte ou processamento, bem como para limpeza de forma geral da unidade industrial fazem uso intensivo do recurso. Com o aumento do consumo e, por consequência, da produção, a indústria passará a exercer cada vez mais pressão sobre os recursos hídricos.


A preocupação da indústria com o uso da água deverá aumentar conforme os consumidores e governos exigirem ações para o monitoramento e uso correto da água. Ao medir o volume e a fonte de água consumida na produção de um produto e o volume de água necessário para assimilar os poluentes, podemos ter uma ideia e, preferencialmente, controle, sobre o impacto no consumo de água para determinado produto.


A solução não poderá ser através somente da conservação de fontes de água, mas através do reuso. Com suporte de políticas governamentais e investimento em sistemas de gerenciamento de água na indústria, será possível o tratamento local e reutilização de boa parte do fluido, que normalmente seria descartado, sem prejuízo ao ambiente, ou à qualidade do produto final, reduzindo de forma significativa o impacto no meio ambiente.


Uso na agricultura


O alto consumo de água na agricultura pode ser explicado em partes pela baixa "eficiência" na relação entre consumo de água versus produto acabado. Estima-se que 40% do consumo de água na agricultura é perdido para o ambiente seja por sistemas de irrigação ineficientes, evaporação ou falta de cuidado com o consumo de água. Em locais onde há abundância de chuvas, o ciclo natural é suficiente para manter o sistema equilibrado, porém o maior impacto se dá em regiões onde a água deve ser extraída de reservas submarinas e bacias hídricas, recursos finitos.


Soluções partem desde a utilização de sistemas de irrigação por gotejamento, em que a água é direcionada para o local onde será consumida, ao invés de dispersores, que favorecem a evaporação da água, bem como a criação de reservatórios locais, de onde os agricultores poderão retirar o fornecimento, reduzindo a pressão sobre a bacia hidrográfica.



Conclusão: o'que é racionamento de agua e como ajudar


Racionamento de água é a necessidade de limitar o consumo do recurso em determinadas regiões em um período de tempo de modo a permitir que a população sinta de forma mais amena o problema. Vimos que a água, apesar de ser um recurso infinito, possui naturalmente um ciclo lento e não uniforme, o que causa restrição sobre sua disponibilidade, tornando-o um recurso limitado. O aumento populacional, bem como o aumento da poluição tornam o recurso ainda mais escasso, assim, é responsabilidade de cada um que a água seja preservada, seja no ambiente doméstico, industrial ou na agricultura.



 

Referências:


[2] Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman


 

Divulgue boa informação! Compartilhe!


bottom of page