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Consertar ou Comprar Novo? Um produto que vai para o lixo não ajuda o planeta

Atualizado: 6 de fev. de 2022


o'que é lixo eletronico

Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay


Algum produto seu quebrou, ou parou de funcionar e você pensa se seria melhor consertá-lo ou descartar e comprar um novo. Pelo aspecto financeiro, muitas vezes o valor do conserto se equivale ao valor do produto novo, porém essa avaliação deve levar em conta também o impacto na natureza que o produto descartado terá. Este artigo traz uma visão para repensar o descarte, para que você possa também tomar uma decisão baseada na sua preocupação com o planeta.


Em um mundo que se aproxima de 9 bilhões de pessoas (expectativa para 2030), sendo 3 bilhões de novos consumidores, a demanda para manter o fornecimento de produtos e serviços para esta população crescente trará impacto sobre recursos básicos como água, alimentos, metais e energia [1]. O ciclo de produção, utilização e descarte chegará a um limite e serão necessários novos meios de reciclar, reutilizar produtos para que o planeta não tenha seus recursos naturais esgotados.


Enquanto a reciclagem de produtos descartados se mostra um caminho necessário para reutilização da matéria prima do produto que está no final de sua vida útil, essa opção deve ser vista com cautela no momento da decisão de consertar ou comprar um produto novo.


A opção pelo conserto ou descarte deve levar em conta também o fato de que há uma grande probabilidade do produto descartado, mesmo tendo partes de feitas com material reciclável, venha a ser depositado em um aterro sanitário (o impacto ambiental no Brasil é imenso, mesmo sendo o plástico um tipo de lixo reciclável, estima-se que no Brasil menos de 2% do lixo plástico gerado anualmente seja reciclado [2]).


Sites como o iFixit.com, que reúne informações para auxiliar pessoas a consertarem seus próprios utensílios (ex: guarda-chuvas, reparo de roupas e acessórios, conserto de computadores, smartphones, etc), traz conceitos para se pensar:


  • Reparar é melhor que reciclar: Fazer as coisas durarem mais é mais eficiente e exige menos recursos naturais do planeta

  • Reparar te ajuda a economizar: Alguns reparos mais simples podem ser feitos pelos próprios donos, trazendo economia ao invés da compra de novos produtos

  • Reparar te ajuda a criar novas habilidades: Para os curiosos, é uma boa oportunidade de aprender mais sobre a engenharia do produto e para desenvolver novas habilidades

  • Reparar salva o planeta: enquanto vivemos num planeta com recursos limitados, e que eventualmente alcançará um limite, o reparo é uma escolha eficiente para o uso de recursos naturais

O site também traz alguns dados interessantes sobre reciclagem de smartphones:

  • Entre 20 a 35% do material de um celular é perdido quando o mesmo é esmagado e derretido para reciclagem

  • Um telefone utiliza em torno de 17 elementos de terra rara que simplesmente não podem ser reciclados e são perdidos

  • Nenhum smartphone atualmente foi construído 100% a partir de materiais reciclados. Não é possível fazer um novo smartphone de um antigo

Os dados para smartphones podem se assemelhar facilmente a outros componentes eletro-eletrônicos. Saiba mais sobre o'que é lixo eletronico.


Parte da responsabilidade recai sobre o próprio design do produto. Equipamentos com baixa qualidade, que quebram partes com facilidade e são de difícil conserto contribuem para que o mesmo seja descartado quando vier a falhar. Parte da responsabilidade recai sobre os consumidores, que muitas vezes buscam produtos com qualidade inferior (em busca de preços menores), ou que optam pelo descarte quando o conserto parece não valer a pena.


Com certeza há muitos casos em que o conserto não vale a pena, seja por falta de peças sobressalentes (um produto que saiu de linha por exemplo), ou quando o produto consertado gera constante manutenção, nestes casos o produto de baixa qualidade não pode ser simplesmente reparado.


Mas a reflexão fica para boa parte dos casos onde pode haver reparo e múltiplas opções existem nesse caso:


1. Consertar Você Mesmo


Uma opção para diversos tipos de conserto é o que você mesmo realiza. Essa abordagem chamada em inglês de DIY “Do It Yourself” ou “faça você mesmo” estimula que cada um possa realizar atividades ao invés de terceirizar. Na internet, em sites como o iFixit ou Youtube é possível encontrar vídeos e tutoriais para se consertar praticamente tudo, uma boa opção de passatempo, para aprender novas habilidades e para economizar.


Como exemplo, um conserto simples que realizei e que normalmente ocorre em diversos equipamentos. O pino que fixa a tampa ao corpo da lixeira, conforme mostrado abaixo, quebrou após uso contínuo. Esse tipo de falha é comum em vários equipamentos e utensílios, pois é a parte que recebe mais esforço durante o uso (caberia à responsabilidade ao fabricante reforçar essa parte da estrutura já que é um ponto de fragilidade). O conserto é simples, mas normalmente o uso de cola não é suficiente para suportar o esforço, assim, se faz necessário o uso de reforços. Para este concerto utilizei um parafuso pequeno (cortado e dobrado) e cola para aumentar a resistência da estrutura. Conserto feito, a lixeira poderá ser utilizada ainda por um bom tempo.


consertar para não ir para o lixo

Em sites como o Youtube você poderá buscar vídeos explicativos de pessoas que postam tutoriais para conserto de diversos equipamentos e utensílios. É possível que existam vídeos no Youtube que ensinam a consertar qualquer coisa (desde como consertar ventilador a como consertar computador). Caso opte por esse caminho, é sempre bom levar em conta que precisará de ferramentas específicas, materiais como adesivos, colas, arames, etc, bem como equipamentos de proteção (por exemplo para os olhos e mãos).


Recorrer a Especialistas


Em muitos casos temos que recorrer a especialistas para o conserto, exemplos variam desde equipamentos eletrônicos, panelas, eletrodomésticos, enfim, “tudo”. Sempre haverá alguém ou alguma empresa especializada no conserto (muitas vezes o próprio fabricante).


Como dica nesse caso é pesquisar entre amigos e familiares referências para prestadores de serviço que sejam confiáveis. Buscas pela internet também trazem informação de usuários que utilizaram o serviço e aprovaram ou não a qualidade do serviço final.


Um exemplo bem útil é a busca utilizando o google maps. Como mostrado abaixo, é possível fazer uma busca específica por "palavras chave”, por exemplo: conserto notebook, conserto maquina de lavar, conserto geladeria, conserto televisão, etc (1). O buscador irá mostrar na mesma tela, um mapa com todos os locais indicados perto da sua região bem como as avaliações de clientes e a nota geral das avaliações (2).


google maps ajuda a escolher provedores de serviço para consertos gerais: conserto maquina de lavar, coserto geladeria, consrtar televisão, conserto notebook, consertar ventilador, consertar microondas, reciclar desenho,

Seguindo esse método, conseguimos encontrar especialistas com histórico de prestação de serviços de qualidade e preço acessível. Esta é uma boa dica para chegar a um prestador de serviços confiável, porém não é infalível. Certa vez, tivemos problemas com a máquina de lavar louças, simplesmente de um dia para o outro, a louça ficava suja após o ciclo normal. Chamamos uma assistência, seguindo a busca no google maps, acionamos a empresa e logo recebemos o técnico na nossa casa. O mesmo parecia nunca ter visto esse problema e bem inexperiente, comentou que enviaria um orçamento no dia seguinte. Aguardamos, e nada. No dia seguinte fizemos nós mesmos uma inspeção interna na máquina e verificamos que um anel de vedação estava partido (pelo gasto, a máquina já tinha 8 anos!). Minha esposa sugeriu buscar no Mercado Livre para avaliar se o componente existia para venda e o custo, encontramos! O custo? aproximadamente R$40 com frete. Encomendado, chegou em 2 dias! Nós mesmos fizemos a troca e a máquina voltou a operar. E o técnico? Levou duas semanas para devolver o orçamento de R$130.


Nem sempre os consertos de equipamentos serão tão triviais como o exemplo acima, caberá aos desenvolvedores de produtos pensar em formas de facilitar a manutenção para fornecer uma vida útil longa aos produtos. Caberá aos usuários a decisão de consertar ou descartar. Quando optar por descartar, que o descarte do lixo, exemplo o descarte de lixo eletrônico, seja feito da forma correta garantindo que o mesmo tenha chance de ser reciclado.



 

Referências:


[1] Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman

[2] https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/03/4-maior-produtor-de-lixo-plastico-do-mundo-brasil-e-o-que-menos-recicla.html

Consertar ou comprar novo? Um produto que vai para o lixo não ajuda o planeta



 

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